Benefícios da Yoga Gestante

Gurias,

Tenho postado por aqui que decidi praticar yoga na gestação da Olívia. Achei que não ia curtir, porque sou mentalmente elétrica, mas tem me feito tão bem, principalmente por ser uma segunda gestação, e quando a gente tem outro filho tão pequeno, as vezes fica difícil se conectar com o bebê que está por vir.

Sim, porque na primeira gestação, o mundo gira literalmente em volta do umbigo, mesmo que você trabalhe, mesmo que você tenha mil e uma atividades. Quando estava grávida do Fernando, trabalhava em Gravataí, e fazia pós lá na zona sul, imagina o corre corre, mas cabeça e o coração estavam nele. Mas agora tem o Fernando fora da barriga, demandando 199% de mim, e na cabeça de mãe, o filho que está na barriga está 100% protegido do mundo, e nesse momento ele está no melhor e mais seguro lugar que poderia estar.

Yoga pra mim é isso, conexão, preparação pro parto e pra vida que vem no pós parto. Calma no Caos!DSC_1479 copy

E pra falar com toda propriedade sobre Yoga, a querida Fabi Panassól da Luz Materna (Onde eu faço a yoga), escreveu pra gente.

Confere aqui:

Olá, aqui é a Fabi Panassol, professora de Yoga para Gestantes, doula e coach!

Eu amo fazer o que eu faço e ensinar o que sei, ajudando mulheres a viver na gestação, parto e maternidade a sua melhor versão e isso naturalmente acontece de várias formas.

Pra você que é leitora do blog e chegou nesse artigo, eu vou escrever sobre o maravilhoso poder de transformação do Yoga e o impacto positivo dele na sua vida!

Então, fica comigo até o final, você vai amar!

Todas as mulheres já sabem dos benefícios da atividade física para a saúde e bem-estar do próprio corpo, ainda mais na gestação.

Mas não é só o seu corpo não é verdade? Você quer
algo mais a partir de agora, cuidar das suas emoções, sentir-se bem, alinhada e segura, mais relaxada porque afinal, tem um bebezinho se formando aí dentro de você e é preciso dar conta dele mesmo antes do nascimento, nutrindo-o com muito amor, serenidade e carinho.

Uma das atividades mais recomendadas para se fazer durante a gestação é o Yoga para Gestantes, e o que é melhor, a partir de 12 semanas ou quando seu médico liberar e só parar no dia do parto…

“A Yoga” ou “o Yoga”(não se preocupe com isso), é uma palavra indiana, de origem milenar, isso mesmo, muuuito antiga, tem origem no sânscrito e significa união, integração, comunhão, ligação entre corpo e mente, num sentido mais literal da palavra.

Com a vida corrida nos dias de hoje, praticamente sem tempo de nada é provável que muitas vezes você se sinta só, afastada e sem conexão com o seu baby, e até com você mesma e então, acaba se sentindo muito culpada.

Ok! Sentir-se culpada não leva a lugar nenhum, você já sabe disso, mas como evitar, o que fazer?

O primeiro passo está começando aqui e eu tenho uma boa noticia.

Você não é a única, mas pode fazer diferente e essa diferença é essencial, tenha certeza que vai revolucionar o seu dia a dia, o seu humor, a sua confiança, a preparação ao parto em outro patamar, até na amamentação,

7b93511de102e21008b2b675b92687c1

Foto: Pinterest

Você precisa se dispor a reservar apenas 2 horas na semana para praticar Yoga.

Eu não escrevi errado, apenas 2 horas é verdade…

Quando seu corpo começa a mudar na gestação, ele vai mudar sem parar. E não é só na barriga, durante os próximos 280 dias, altos e baixos serão absolutamente normais, sentimentos de medo, ansiedade, dúvidas, tristeza, mas acima de tudo, alegrias e novas descobertas, um verdadeiro turbilhão de emoções… porque o milagre da vida está crescendo dentro de você e é muito mágico!

É óbvio que essas mudanças vão exigindo cada vez mais do seu corpo e da sua mente e você precisa estar integrada, conectada, para tudo isso não tomá-la de surpresa…

A prática de ásanas (posturas) e alongamentos, a respiração (pranayamas), meditação (yoga nidra), utilizadas e adaptadas do Yoga tradicional, são técnicas seguras para fazer durante a gravidez e preparação para o parto.

Lembra o que eu falei? Duas horas por semana.

O corpo grávido vai ganhando cada vez mais flexibilidade, resistência, disposição e vitalidade, livre de desconfortos e dores comuns. Sem mais mimimi..
Na sua aula de Yoga você vai abrir o seu coração para uma sensação de bem estar, fluidez e tranqüilidade que ajuda a diminuir o estresse, elevando a auto estima e confiança, você vai ter força e um novo olhar frente aos obstáculos e preocupações que forem se apresentando no dia a dia.

Ao cuidar de você física e emocionalmente, está também cuidando do bebê e do ambiente calmo e seguro que deseja pra ele ou ela.

E se você ainda tem dúvidas se é pra você, conheça aqui mais benefícios do Yoga para Gestantes:

  • Ajuda a aliviar dores lombares, no ciático, inchaços.

  • Diminui o stress,

  • Previne desconfortos respiratórios,

  • Desenvolve a concentração e o relaxamento do corpo,

  • Melhora a qualidade do sono,

  • Alivia a ansiedade, ajudando a acalmá-la em situações difíceis,

  • Ativa a circulação e uma boa oxigenação sanguínea durante a gestação, garante que o bebê receba o que precisa para se desenvolver sadio e nutrido.

  • Desenvolve flexibilidade, resistência e vitalidade, no corpo e na mente

  • Fortalece a musculatura, em especial a pélvica,

  • Estimula a confiança na gestação, parto e pós-parto,

  • Intensa e profunda conexão amorosa com o bebê, desde o útero materno.

Gostou? Quer saber mais ou tem alguma dúvida? Cadastre seu e-mail no meu site www.luzmaterna.net e assista um vídeo sobre Yoga para Gestante, você vai amar!!

Fabi Panassol. Professora Yoga Gestantes, Doula e Coach

“Equilíbrio é a habilidade de olhar para a vida a partir de uma perspectiva clara – fazer a coisa certa no momento certo.
Uma pessoa equilibrada será capaz de apreciar a beleza e o significado de cada situação seja ela adversa ou favorável.
(Brahma Kumaris)

Deixe um comentário