A LigamaternaRS é um grupo de amigas e blogueiras de maternidade do Rio Grande do Sul e hoje estamos fazendo uma blogagem coletiva em homenagem ao Natal. Cada uma de nós vai abordar um tema diferente, para trazer informações, dicas e sugestões incríveis aos nossos leitores. Convido vocês a conferirem todos os blogs participantes, os artigos estão listados no final deste post. Aproveite para conhecer e seguir os blogs, a página da LigaMaternaRS no Facebook e no Instagram @ligamaternars.
Confere o texto Porto Materno aqui…
No início de Novembro ela entrou em pânico ao se deparar com as primeiras decorações de Natal. Não era o momento de acabar o ano, passou meses no piloto automático, casa, filhos, marido, trabalho. Não tinha ideia do que tinha feito com seu tempo, com a lista de promessas do ano novo e com todos os outros sonhos.
As lembranças do ano estavam repletas de correrias, de fraldas trocadas, de pediatras, emergências e hora do sono das crianças. Forçando mais a memória lembrou de dias bons e ruins, de contas pagas com atraso, da balança marcando acima do peso pretendido, e do esforço que foi colocar na agenda os encontros e com as pessoas amadas, para alguns momentos descontração. Janeiro a novembro ela nem viu, foram-se meses em um piscar de olhos, agora estava atônita em meio ao anúncio tão adiantado de Natal.
Depois do choque, seguiram-se os dias, lista de afazeres tomaram conta da geladeira, todos aqueles que ela não viu, abraçou ou presenteou seriam encontrados dentro de 30 dias. Advento de Natal virou maratona Natalina, e por meados do dia 15 de Dezembro ela já estava perdendo o fôlego, tudo que queria era cruzar a linha final “a noite de Natal”.
Passando isso ela sabia que tudo ficaria em paz, ninguém esperaria muito de ninguém, almas e expectativas entrariam de férias, e as listas cheias de compromissos e pendências iriam parar na lata do lixo.
Que Natal era aquele? Ela nem sabia e nem lembrava, estava tão envolvida com seu check-list que nem viu dia 24 se aproximar, chegou nele num susto, despreparada emocionalmente, vazia, sem sentidos.
Vestiu-se a noite, vestiu as crianças, e com o marido foram encontrar o resto da familia. Abraços, comilança, sorrisos, aos poucos ia ficando mais leve, mesmo com o estômago ficando tão cheio. Entre gargalhadas, conversas, e crianças correndo, chegou o momento da tradição de sua família. Cantar um hino de Natal, todos de pé, em volta da mesa, de poucos em poucos juntos, para dividir os papéis que continham as letras da música. Só isso já os unia, mas então o patriarca da familia puxa o coro:
“Noite feliz, noite feliz”,
Todos seguem, são pais, mães, irmãos, primos, amigos, todos unidos em uma sala, únicos em uma canção.
“oh Senhor, Deus do amor”
Ela olha em volta, seu coração se aquece, e olhos se enchem de lágrimas.
“Pobrezinho, nasceu em Belém, eis na lapa Jesus nosso bem”
Estava ali o seu Natal, naquelas vozes, naquele amor: calmo, sereno, cantado. Um amor sem cobranças e sem pressa, um amor e felicidade de estar junto a quem queremos bem. Um amor que naquela noite tinha a benção de Deus.
De repente nenhuma lista fazia mais sentido, ela estava tranquila, no seu credo estava salva, na sua alma estava feliz.
“Dorme em paz oh Jesus, Dorme em paz oh Jesus”
E ela, na noite feliz, também em paz dormiu.
Feliz Natal!
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Pingback: O Verdadeiro significado do Natal e os presentes! | Gravidez Planejada
Pingback: Cores e significados para o Ano Novo - Amigas e Mães
Que linda crônica Ale, tão real e verdadeira. Dá para sentir a emoção nas palavras. Amei!
Clau Bins
@AsPasseadeiras
CurtirCurtido por 1 pessoa
Lindo lindo Ale
Um ano corrido chega ao fim
Que deus abençoe tua linda família e que venha 2017. Estamos prontas
Adorei amiga!
Parabéns!!!
CurtirCurtir
Amei!!!
Sou suspeita, amo sempre teus posts, esse ficou muito delicado!
CurtirCurtir
Pingback: O Significado dos Símbolos Natalinos
Pingback: Por que fico deprimido na época de Natal e Ano Novo? | Maezinha Vai com as Outras
Pingback: Blogagem Coletiva – Liga Materna RS e Amigas – liga materna rs
Ale….simplesmente lindo e verdadeiro…cada dia mais estamos em um piloto automático que nos distancia da vida. Amei. Feliz Natal.
CurtirCurtir
Lindo Ale!
Então é Natal…e o que vc fez? Não tive como não lembrar dessa música.
Feliz Natal! Bjs
CurtirCurtir
Muito lindo!! Venha Natal! Bjus @odisseiamaterna
CurtirCurtir
Lindo Ale, de emocionar!
Um Feliz Natal, bjs,
Alê
CurtirCurtir
Amei Ale; Arrasou no texto!
CurtirCurtir
lindo e singelo! Amei!
CurtirCurtir
Que lindo!!!
Feliz Natal!
Beijos, Sabrina Donatti @mamaeemconstrucao
CurtirCurtir